September 16, 2006

Guerra Santa


As notícias são um parque de diversão. A cada dia, a cada news, podemos ver passar sob os nossos olhos toda a história da humanidade. O papa Bento XVI, o papa Ratzinger, fazendo uma leitura de um autor bizantino (Manuel 2º Paleólogo), e provocando essa reação dos mulçumanos, é uma dessas maravilhas. Mas existem mil outras flores cheias de mel no rico jardins das delícias das notícias.

Soube que o papa citou (fez referências) a Sócrates e a Kant. O diabo veste Prada, e isso parece suficiente para que a Daslu continue seu programa de importação.

Não consigo falar sobre o mundo sem uma dose exagerada de cinismo, manias persecutórias, delírios e crenças absurdas ou, também poderia dizer, perseguido pela doença da razão da busca pela verdade.

Fazer certos percursos, ler certos autores e questionar certos temas, devo deixar aqui claro de uma vez por todas, constitui, para mim, uma atividade tortuosa. Vou me valer das palavras um grande grego, que teve peito e graça suficiente para encarar Platão, para dizer o que é tortuoso: “isso lhes parecerá complexo e desordenado porque não consigo falar de uma obra importante ou de um assunto importante de uma maneira que seja ao mesmo tempo verdadeira e linear, bem ordenada. Não posso senão tomá-la por uma ponta, retornando, indo mais longe, revirando a coisa, fazendo digressões”.

Estas palavras foram ditas pelo grego Cornelius Castoriadis.