July 23, 2008

O Parque Humano


Platão ensinou que a Política é a arte de conduzir rebanhos. Mas um tipo especial de rebanho. O estranhamente curioso e divertido nessa história é o fato dele considerar o homem um tipo de animal que é definido por atributos mui particulares.

Fazer considerações dessa natureza são perigosas, sobretudo quando sabemos que existe uma "indústria dos comentadores de Platão", como lembra o contemporâneo filósofo Cornelius Castoriadis.

O fato de que Platão conclua que o "rebanho" seja composto por "esses seres não alados, sem chifres, que só se acasalam com seus semelhantes" só reafirma a bondade do olhar do filósofo/poeta. É bem verdade que os seres devem ser bípedes, andar ereto e ter um olhar voltado para o alto.

A Política continua sendo a grande Arte. A grande Arte de compreender os mais elevados conceitos e traçar os destinos desse bípides não alados e sem chifres.

Escritores, Políticos, Financistas, Poetas, Estrategistas, Estadistas. Vivemos cibernéticas descidas aos infernos dos mares infestados de gráficos e tendências. É a antropotécnica tal como compreende e disserta Sloterdijk.

A grande política ainda está por vir. Não sabemos ainda quando virá. Nem mesmo sabemos se ainda virá.