July 18, 2008

Ladino



O judeu-espanhol ou ladino é uma língua semelhante ao castelhano. Estima-se que ainda é falado por cerca de 150 mil indivíduos em comunidades sefarditas em Israel, nos Balcãs, Oriente Próximo e norte de Marrocos; também é conhecida como espanhol sefardita e judeoespanhol.

Foi Elias Canetti, no seu livro A lingua Absolvida, quem fez uma inédita relação entre a língua alemã e essa língua mágica, que traduz e adiciona termos do hebráico ao castellano. Na verdade inclui também traduções do árabe para o espanhol. Todas essas informações estão disponíveis na Wikipedia.

Distinto da história fascinante de uma língua é a experiência de ouví-la hoje na voz, ensandecidamente bela, de Yasmin Levy.

Filha de Yitzhak Levy, que foi um pesquisador pioneiro da música conhecida como Ladina, Yasmin respirou, desde a infância, igual a Canetti, a magia desse encontro maravilhoso de culturas.

Do outro lado do arco encontro Elias Canetti retomado por Peter Solterdijk para falar das intermináveis loucuras da vida humana. A loucura que analisou com profundidade em Massa e Poder, publicado em 1960 e, pelo qual, foi agraciado com o Prêmio Nobel em 1981.

Canetti, que possuía a "riqueza quase ferina do olhar", é, provavelmente, o autor do século 20 que mais refletiu", como diz o seu biógrafo Hanuschek,

Yasmin Levy, a Música, as imagens e uma vida de sonhos sempre distantes. Palavras e pedidos, súplicas e desesperos. O mortal passar do tempo, passar de horas a fio e a frio, passar de horas vagas para nossas almas. A vida e seus insucessos definidamente bem sucedidos.