December 16, 2008

Cavalo de corrida genial


Robert Musil, em O homem sem qualidades, relata a angústia do personagem que percorreu os mais árduos caminhos para alcançar o reconhecimento por sua genialidade. Ao fim de tão elevado esforço ele constata que um cavalo de corridas o antecipara e, primeiro que ele, é reconhecido como um cavalo de corridas genial.

Assim como a genialidade não é mais um atributo humano mas coisa de equinos, também o amor que Platão, no Banquete, ensina, e que o Cristo elegeu como princípio fundamental, não é mais nada que um mero jogo de palavras sem sentido.

Foi com esse título pomposo que os comerciantes, empresários, professores dos departamentos universitários das ditas Humanidades e outros profissionais que amam suas profissões, fizeram sua "confraternização" de fim de ano: A feijoada do amor.

Amor e feijoada parecem ter uma ligação visceral. Algo meio sarapatel com as devidas normas da ABNT devidamente corrigidas. Um currículo Lattes de trinta páginas de absoluta genialidade e amor.

Já estou no limbo, no purgatório. Por favor não rezem pela minha alma. Ela não tem nada de genial e muito menos tem apetite de feijoadas.