May 23, 2009

Afecções da Alma


:: ... ::
O futuro a Deus pertence. O passado a quem pertencerá?

O passado, afirmam alguns, pertence a Memória. São afecções da alma a lembrança, a reminiscência e outros modos de imaginar o tempo que passou e as coisas que não são mais, que nunca mais voltarão a ser como foram. O passado é a história de uma vida que percorreu os caminhos oferecidos pelo destino e pela ousadia do sonho. Importa pensar na lembrança, importa pensar na história, no que ficou no tempo que passou? E como pode ser pensada essa afirmação de Martin Heidegger de que “todo fazer poético surge do pensar da lembrança”?

Existem as primeiras e as segundas intenções, os terceiros fragmentos e a Segunda consideração intempestiva da utilidade e desvantagem da história para a vida, de Nietzsche. Existem lembranças de um olhar doce e penetrante e também uma Rememoração, repetição, prelaboração e um Luto e Melancolia de Freud. Existem esses textos do passado. A memória coletiva congelada e flutuando nas palavras de Heráclito, descendo os rios do tempo que vão, em vão, sempre desaguar no ar.

Aqui e agora vive o sonho de, quem sabe, viver mais um sonho. Cartola canta no passado um desejo que nasce no futuro de uma ilusão. Freud volta à cena com esse Futuro de uma ilusão. Há a ilusão de um futuro que é mágico, uma ousadia da alma buscando, sempre mais uma vez, sonhar.