October 06, 2009

Isla Negra



Nunca pensei em ter leitores. Agora, com este bendito blog, sou informado de que os tenho. Muitos deles são alunos meus e de outros professores, meus amigos, que obrigam esses "pobres meninos" a ler tão mal elaboradas frases. Frases que, muitas vezes, compro na cesta das frases prontas. Esta semana, por exemplo, comprei uma por três reais.

Dizia assim: “Meu Deus, dai-me paciência, porque, se me der força, mato um!”.

Pensei em comprar frases mais longas, mais cheias de conteúdos como aquela que dizia: “estou me endividando até os ossos osteoporosos”. Esta, aliás, eu mesmo fiz, mas, por ela, não achei um tostão sequer. E eu, precisando de tanto dinheiro para comprar um terno Armani, uma camisa Dudalina e uma caneta Mont Blanc. Nem penso que com esssas frases eu pudesse comprar um Chrysler PT Cruiser. Soube que, quando desregulado, gasta muita gasolina, o que seria fatal para meu salário de professor que vende frases quase prontas a preços módicos.

Hoje, tentei comprar uma puta, linda, loira e alta. Queria comprar a atenção do olhar que ela vendia. Cobrou-me trezentos reais apenas por tocar seu corpo, marcado por mãos carinhosas e solitárias. Sexo, não faço com putas, não pago por sexo, não pago por amor. Pago por imagens, por ilusões perceptivas e por fantasias bíblicas, sobretudo as do Velho Testamento.

Nunca pensei em ter leitores, nem alunos. Apenas sonhei um dia que poderia ter o teu amor. Mas, pobre de mim e do meu jardim, que só floreceu flores de plástico com gérberas ausentes e medrosas, tal qual o jardim descrito por Bioy Casares en La Invención de Morel. Apático, ridículo, carregado de temores e fantasmas banhados por marés que sobem sempre às cinco en punto de la tarde. Siempre que siento la distancia que criaste entre el deseo y el sueño.

Nunca pensei que pudesses pensar em mim. Mas vejo que tenho leitores, alunos e estranhos e raros admiradores. espalhados por esse mágico continente latino americano. Mañana, por la mañana, quando la noche no sea mas noche y el dia empeze com sus luzes matinales estarei num avião da LanChile a caminho de Santiago, a camino de la Isla Negra del poeta, de la desaventurada ventura de ser um poeta que espera, una vez más, mirar la luz dos olhos teus.