December 26, 2009

FIB, felicidade bruta


Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia de 2001 inventou o FIB - mecanismo pelo qual pode ser medida a felicidade interna bruta. As palavras, sempre elas, escondem ou revelam os sentidos misteriosos, criando outros ainda mais misteriosos. Quando se diz "podre de rico", esse 'podre' aí não é coisa pouca não. Diz que o cara é insuportavelmente rico.

Ao espírito cínico não escapa a ironia da palavra 'podre' e de toda sua riqueza olfativa.Confesso que não faço idéia do que seja isso. Não conheço ninguém "podre de rico", conheço 'podres' de outros tipos, mas não de ricos.

...........


Aliás, isso aqui não é um museu de cera. Essas linhas são mero pretexto para mostrar a imagem de Bianca, brincando no balanço. Bianca é de lata e pano, de cores alegres e vive brincando com magias.

Tais palavras foram ditas sob o efeito de um café forte, acompanhado de um relaxante muscular. Essas coisas que tomamos para aliviar a dor quando a felicidade é bruta e pode ser medida pelo homo economicus.

A placa de metal envernizada desaparece sob a ação mortal do ferrugem. O FIB, totalmente bruta e feliz, não dá sinais de enfraquecimento. Arbeit macht frei, (O trabalho liberta) como eles diziam em Auschwitz, é o engodo que dá fôlego ao homem "podre de rico".

Joseph Stiglitz já fez as suas contas.